quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Justificativa do projeto

Atualmente, com o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação, cada vez mais o indivíduo tem a possibilidade de ampliar seu conhecimento nas mais diversas áreas e de expressar livremente o seu saber, a sua cultura, atingindo um potencial infinito de redes.
Muito utilizado para fazer pesquisas, o computador serve de meio para propagar toda e qualquer iniciativa cultural de forma tão democrática que certamente deve influenciar a nova estrutura geopolítica das próximas gerações. Hoje, divulgar um vídeo, uma foto, em texto, está bastante acessível graças iniciativas de inclusão digital nas comunidades e escolas, permitindo à nova geração de brasileiros ter contato, através da internet, com comunidades de todo mundo.
Utilizar a web para promover cultura, estimular o intercâmbio de idéias e conhecimento é ampliar sobremaneira os potenciais da comunidade; a idéia é criar interesse e gerar conteúdo por meio de duas práticas antigas, originais de culturas tão diferentes, que tem em comum o fato de capturar o instante a fim de eternizar o efêmero e passageiro, neste momento conceitos como os de transitoriedade e atemporalidade, servem para criar um refinamento no trato da linguagem, no caso do haicai, e da imagem, na fotografia.
A proposta do projeto é sua maior justificativa, visa:
Aguçar a percepção
Estimular a criatividade pela palavra e pela imagem
Exercitar a escrita e a estética
Preparar os participantes para contemplar a natureza com um olhar diferenciado
Integrar diversos temas a fim de sensibilizar os jovens para o processo criativo
Valorizar os potenciais da comunidade e do meio ambiente
O presente projeto se justifica ainda por se tratar de iniciativa inédita, criativa e multidisciplinar, aliar literatura e fotografia para transmitir conceitos que passam pela história, geografia, meio ambiente, química, física e tantos outros que podem se somar aos temas propostos.
É importante porque propõe uma interação cultural ampla, tanto pelo contraste entre o vínculo urbano da proponente e o interior comunitário do ponto de cultura escolhido, quanto por agregar duas artes distintas, haicai e fotografia, formas antigas de comunicação e expressão, que um dia foram importadas e hoje estão amplamente associados a produção cultural do Brasil, temos poetas e fotógrafos reconhecidos internacionalmente mostrando seu olhar para o mundo.

Nenhum comentário: