sábado, 6 de dezembro de 2008

HAICAI É UM CAMINHO

O haicai ou haiku é um gênero de poesia japonesa, com ampla divulgação pelo mundo, em especial no Brasil. É praticado desde 1500 e vem preservando suas características através dos séculos graças ao incansável trabalho dos mestres e seus discípulos. Desperta interesse por agregar poesia e objetividade, por transmitir uma imagem sem descrevê-la racionalmente, deixando espaço para que o leitor compartilhe as sensações.
A aprendizagem do haicai pode ser estimulada a qualquer tempo, em qualquer idioma, por pessoas de todas as idades. Permite aguçar a percepção para a natureza, a passagem do tempo, a mudança das estações. O efêmero e o eterno; a vida e sua transitoriedade.
Comparado às artes marciais, o haicai desembarcou na bagagem dos imigrantes japoneses e, desde então, tem conquistado admiradores.
Exercitar o olhar, notar e anotar. Essa arte que se mantém viva por séculos, ensinada e transmitida dentro da cultura japosesa, atravessou o oceano em busca de novos horizontes e se instalou de vez no coração do Brasil.
O Brasil tem a maior produção de haicais depois do Japão –
O haicai é uma viagem de fora para dentro; é captar a emoção do instante, eternizar o “aqui-agora”; é redescobrir o mundo em seus tempos e as nuances de cada ciclo da vida.
Quem busca o haicai deve estar atento, participar da natureza, ler muito e escrever sempre. De vez em quando, um haicai acontece, e outros mais acontecerão. Cotidianos como flores na primavera; ocasionais como as luas de outono; são estrelas que iluminam a busca por um novo caminho.

Nenhum comentário: