sábado, 6 de dezembro de 2008

FOTOGRAFIA É UMA VISÃO

Fotografar é a arte de enquadar o mundo.
A fotografia evoluiu muito desde a câmera escura até a foto digital tirada de aparelhos celulares e hoje, faz parte do cotidiano das pessoas seja para registrar o momento, o amigo, a família, seja para criar imagens lúdicas, efeitos visuais, e toda a gama de possibilidades que a imagem fixa nos revela.
Nos últimos anos o acesso a uma câmera fotográfica ficou mais fácil, e neste momento passamos a questinar o mito da figura do fotógrafo como o detentor de uma técnica cara e rara, o que permite às pessoas experimentar a liberdade e os efeitos de ser o autor daquele registro.
No Brasil temos paisagens maravilhosas: montanhas, praias, rios, cachoeiras; uma infinidade de plantas, flores, bichos; cidades e gentes diferentes, culturas regionais, arquiteturas típicas. A diversidade do nosso país incentiva o surgimento de novos fotógrafos no mercado, com uma visão bastante apurada, clicando e divulgando nosso país tanto para brasileiros quanto para estrangeiros, valorizando nossas belezas e denunciando as agressões a que são submetidos homens e natureza.
A nova geração se relaciona com a tecnologia digital de forma livre e curiosa, aproveitar essa fertilidade para semear as primeiras noções de enquadramento e estética, é dar subsídio para todos aqueles que buscam se expressar por meio da fotografia de maneira segura e autêntica.
Ampliar a visão, aguçar a percepção, tratar o momento como único e transitório, porque o rio nunca é mesmo, o sol nunca é igual, as nuvens se movem, e tudo isso pode ficar registrado num clic, é como parar o tempo, caçar um bicho, guardar a lembrança de alguém que passou, que cresceu, que ficou, na vida real e na fotografia.

Nenhum comentário: